Twitch ou YouTube, qual é o melhor e qual eu escolhi

Alguns já sabem que transmito minhas Gameplays online ao vivo para o povo ver, essa é uma das formas de interagir com o usuários que gostam do meu trabalho, porém uma dúvida sempre me persegue, qual é o melhor lugar para fazer gameplays, YouTube ou Twitch?

Bom galera, vou aqui da meu relato, já que usei as duas plataformas por muito tempo, então posso dar minha opinião. Para não ficar confuso vamos por parte, primeiro o YouTube e depois a Twitch.

YouTube

A plataforma de vídeo mais famosa (e muito criticada) é pertencente ao Google já a bastante tempo, de uns 5 anos pra cá vem investindo mais em plataforma Streaming, com transmissões ao vivo disponível para todos os usuários, até que os gamers se tornassem a maioria dos que transmitem ao vivo pelo o YouTube, devido a isso a Google resolveu separar os dois campos, e colocar os Gamers em uma área chamada YouTube Gaming, porém suas lives e vídeos estão em destaque na página dos que os seguem ou se inscrevem no seu canal.

A principal vantagem do YouTube na minha opinião e com relação a qualidade de conexão e suporte até 4k, porém para mim isso não conta muito já que uso apenas 7 megas de upload e não tenho hardware para aguentar tudo isso de carga, eu transmito na maioria das vezes em 720p, e olhe lá… Mas quem sabe no futuro chega uma boa conexão de fibra na minha cada.

O painel de controle do YouTube é muito fácil e tem todas as informações que você precisa para fazer sua Stream.

Outra vantagem do Youtube e a monetização, você tem a opção de mandar um Super Chat para o usuário do canal que está fazendo a live ou então virar um Patrocinador desde canal, também o YouTube é integrado ao Adsense, que não exige muito para começar a monetizar seu canal, porém se isso é um ponto positivo muito bom, tem um lado negativo nada bom.

Da mesma forma que o YouTube é fácil de monetizar, também é fácil desmonetizar, os famosos flags, que devido as politicas do Google junto com empresas detentora de direito Áudio Visual, isso quer dizer, se colocar uma música, uma empresa pode pegar a monetização daquele vídeo para ela, mas se você não ligar, isso pode passar batido. Ah, os flags não tiram sua monetização de Patrocinadores e Super Chat.

Twitch

Começou como JustTV, aonde exibia Stream dos usuários sem qualquer restrição, foi restruturado e mudou para Twitch, com o nome bem similar a Twitter que estava na moda na época. A Twitch é dada como uma grande comunidade Gamer, isso por que ela é praticamente dedicada a Stream de jogos.

Assim como o YouTube, a Twitch também tem seus pontos fortes, para os usuários comuns que só assistem, a Twitch pode parecer bem convidativo, é mais evoluída e carismática do que o YouTube, com destaque o seu chat, que tem emoticon bem animados e humorados, além de exclusivos para quem se subscrever em algum canal.

Atualmente a Twitch funciona como uma grande comunidade, você pode fazer amigos, e até inimigos, chamar para jogar junto enquanto transmite, além de alguns jogos que suportam interação com a Twitch, tem uma página inicial meio poluída, mas ainda compreensível.

Ao contrario do YouTube, você pode ouvir musica enquanto realiza suas transmissões ao vivo, porém quando passa a ficar arquivados e for identifica que tem alguma música com direito autoral, esta parte sera mutada, isso é, ninguém vai conseguir ouvir a música e nem você falando.

Uma boa ideia da Twitch e fazer suas live tranquilas e depois poder exportar para o YouTube apenas com alguns cliques.

A Twitch tem seus defeitos, acho que coloco em primeiro lugar o Painel de Controle para quem vai fazer transmissões, acho muito confuso, e até hoje fico meio perdido.

A Twitch tem também seus sistema de monetizar a live, assim como YouTube, porém tem algumas regras, como chegar a 18 mil seguidores para ai sim fazer o pedido de parceria, isso quer dizer que talvez não seja parceiro nunca, e ainda tem a parte que a Twitch tem muito mais propagandas que o YouTube, assisto uma transmissão e a cada 3 minutos vem uma publicidade. Mas você pode tirar isso pagando uma assinatura Premium.

Outro problema da Twitch, os servidores, encontrei um pouco de dificuldade de ter uma estabilidade de conexão nas Lives, e isso não acontece no YouTube.

E agora fica a Pergunta, qual é o melhor?

Para quem assiste acho o YouTube pode ser a melhor opção, já que não exige uma cobrança para se tornar Premium e não lota você com propagandas caso você não seja. Para quem transmite, acho que o YouTube é uma boa, mas a Twitch tem algumas configurações mais avançadas que dão uma particularidade as transmissões.

E agora a decisão final, qual eu escolhi… YouTube foi o meu escolhido, apesar da Twitch, não gostei de ela colocar mutias propagandas para aqueles que assistem o canal e não são assinantes, isso que você que está transmitindo não ganha nada no começo, já que você não é um parceiro, o Painel de controle do YouTube é muito mais simples, ao mesmo tempo completo, e ainda posso personalizar as imagens para exibição. Quer maior liberdade para quem assiste minhas transmissões, mesmo que pegue um flag por música, o que acontece com alguma frequencia. 

Gostou do artigo, indique para seus amigos, vou ficar muito agradecido, compartilhe nas redes sociais e favorite o site para voltar assim que tiver novos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: